Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Terceiro Grau indígena terá nova turma
Autorização assinada pela Seduc e Unemat possibilitará convênio para ampliação de vagas
Terceiro Grau indígena terá nova turma
04/02/2004 16:06:48
por Coordenadoria de Comunicação Social
Assinatura de termo de autorização que garante convênio para ampliação de vagas
Assinatura de termo de autorização que garante convênio para ampliação de vagas

Com homenagens e rituais que representavam a diversidade étnica e cultural contemplada no Projeto de Formação de Professores Indígenas-Terceiro Grau Indígena, acadêmicos-índios da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, recepcionaram nesta terça-feira (03.02), no campus de Barra do Bugres, a vice-governadora, Iracy França, e a secretária de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc), Ana Carla Muniz, para assinatura da autorização de cooperação técnica entre, Seduc e Unemat. Esta permite a ampliação de cem novas vagas para o projeto.

A solenidade presidida pelo reitor da Unemat, Taisir Karim, e que contou com a presença do deputado estadual Renê Barbour, foi marcada pela reivindicação dos representantes indígenas pela melhoria da qualidade de ensino nas aldeias, pautada na valorização e qualificação dos educadores indígenas. “É preciso garantir a formação para aqueles professores-índios que ainda não foram atendidos pelo projeto. Existem mais de trezentos professores formados no ensino médio que estão na fila de espera”, declarou Lucas ‘Ruri’õ, representantes dos acadêmicos, em alusão a expectativa das comunidades indígenas na ampliação do número de vagas do projeto.

Com a abertura desta segunda turma do Terceiro Grau Indígena, a Unemat em parceria Seduc e Funai estará beneficiando a graduação aos educadores indígenas de 13 municípios mato-grossenses, num total 30 etnias. O que para o reitor Taisir representa o pagamento de parte da dívida social pendente com essas nações nesses anos de colonização não-índia."É preciso reconstruir aquilo que destruímos durante esses 504 anos de dominação”, declarou o reitor.

Para Iracy França, por meio da assinatura desta autorização de convênio, o governo do estado demonstra o respeito e o tratamento especial dispensado para a educação indígena.”A Unemat teve um grande ganho com a assinatura deste termo. Esses universitários podem contar com o apoio desta vice-governadora”, afirmou Iracy dirigindo-se aos alunos presentes na cerimônia.

De acordo com a secretária Ana Carla Muniz, o processo do convênio está em fase de finalização dos estudos financeiros. “É vontade e determinação do governador Blairo Maggi ampliar essas vagas. No mês de março estaremos discutindo com a Unemat a finalização deste termo de convênio”, declarou a secretária que ressaltou o trabalho da Universidade em prol ao desenvolvimento de Mato Grosso ” A Unemat é requisitada em todo o estado, o que demonstra a avaliação positiva que ela recebe da população mato-grossense”.

Na ocasião foi assinado também um convênio de cooperação entre Unemat, por meio do Projeto de Formação de Professores Indígenas, e Prefeitura de Barra do Bugres.

A nova turma do projeto deverá iniciar as atividades em julho. De acordo com Elias Januário, coordenador do Terceiro Grau Indígena, cerca de 430 professores-índios de Mato Grosso estão aptos para concorrer a essas novas vagas

Implantado em 2001, o Projeto Terceiro Grau Indígena atende a 200 professores indígenas de 37 etnias, provenientes de 11 estados. Pioneiro na América Latina na oferta da graduação, específica e diferenciada para professores indígenas nas áreas de Línguas, Artes e Literatura; Ciência Matemática e da Natureza e Ciências Sociais, o projeto é realizado pela parceria entre Unemat, Seduc, Funai e Prefeitura de Barra do Bugres

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada